terça-feira, 14 de julho de 2015

Eu Sou Dolores Marques, Coração da Terra

Eu Sou Dolores Marques, Coração da Terra - o primeiro elemento

Natural de Moção, uma aldeia em Castro Daire, e a viver em Lisboa, desde os 10 anos. Interessou-se pela escrita com cerca de 40 anos, tal como pela fotografia, com grande incidência na Zona Oriental de Lisboa. Atribuiu a esse conjunto de fotografias o título de “Aldeias da minha Cidade”, quando por becos e ruelas, se deparou com vestígios de uma aristocracia dominada pela indústria, cuja mão-de-obra se deveu aos movimentos migratórios provenientes do Montemuro, assim como os seus usos e costumes, agora enraizados na cidade. Mas, é lá nas Terras Altas, a fonte de grande parte da sua inspiração. Tem uma forte ligação às suas origens e não abdica da energia proveniente da Serra, assim como do Rio Paiva.

Publicou em 2008 o livro "Olhares", e em 2009 o livro "Subtilezas da Alma", ambos de poesia. Em 2011 foi publicado o seu primeiro romance, “Às Escuras Encontro-te”. Participou em diversas antologias poéticas desde 2009 até à data. Um poema seu recebeu menção honrosa no concurso de poesia da APPACDM.
Escreve e publica na internet sob três pseudónimos, Sendo Ônix, o segundo elemento, Dakini o terceiro elemento e Epifânia, o quarto elemento, perfis registados em sites de literatura, como forma de desagregar os estilos de escrita que entretanto surgiram. O primeiro livro de poesia “Uivam os Lobos” de um dos pseudónimos, Dakini, foi inspirado na serra do Montemuro e editado em 2014. 

Ligou-se às novas terapias e foi praticante de taichi/chikung, uma actividade que ainda mantém como fazendo parte dos gestos diários.

Tem duas filhas e três netos, com os quais aprende um pouco em cada dia. Considera-os almas da terra, fazendo parte da geração futura que cuidará da terra para bem da humanidade.

Os seus blogues:
http://novoolharomeu.blogspot.pt/
http://terrasaltasdogranito.blogspot.pt/

É correspondente do Jornal Notícias de Casto Daire.

Sem comentários: